O cineasta George Stevens (1904-1975) realizou uma trilogia
com finalidade de analisar os fundamentos e contrastes sociais dos Estados
Unidos. Juntamente com Um Lugar ao Sol (1951)
e Os Brutos Também Amam (1953), ASSIM
CAMINHA A HUMANIDADE (Giant, 1956) integra esta trilogia de modo a retratar
claramente estas mesmas contradições através de uma América prestes a evoluir com o
surgimento do petróleo, mas mergulhada na desigualdade e no preconceito racial.
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O Cineasta George Stevens |
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Diretor George Stevens e o ator James Dean |
GIANT
foi sucesso absoluto nos Estados Unidos. Entretanto, isto talvez se devesse mais
pela morte de um dos astros principais, o ator James Dean (1931-1955), que morreu
a 30 de setembro de 1955, aos 24 anos de idade, apenas três dias depois de
terminadas as filmagens de Giant, ao bater
com seu Porsche Spyder contra um pesado Ford Tudor.
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Escritora Edna Ferber, autora do romance GIANT, publicado em 1952. |
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Edna Ferber visita o set de filmagem, e se descontraí com o elenco, principalmente com James Dean. |
GIANT
é baseado no romance de Edna Ferber (1887-1968)publicado em 1952. Edna é a mesma autora de Cimarron (1929), que também foi levada
para as telas de cinema em duas ocasiões (com Richard Dix em 1930, direção de Wesley
Ruggles, e com Glenn Ford em 1960, direção de Anthony Mann). Edna teve ideia de
escrever um livro que contasse a história do Texas por meio da saga de uma
família.
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O diretor Stevens e seus dois astros principais: Elizabeth Taylor e Rock Hudson. |
George Stevens era tido como um perfeccionista. Os dois anos
que ele levou para montar Um Lugar ao Sol,
por exemplo, ficam patentes no brilhante resultado. O cineasta estava no auge do
sucesso e prestígio quando aceitou produzir e dirigir ASSIM CAMINHA A
HUMANIDADE para a Warner, e sem receber salário, o que não interferiu no
resultado final. Ele teve liberdade total de ação e na escolha do elenco,
preferindo colocar jovens e envelhecê-los. Assim, além de James Dean, que tinha
24 anos, Stevens escolheu Elizabeth Taylor (1932-2011), então com 23, e Rock
Hudson (1925-1985), com 29.
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James Dean e George Stevens. |
O
diretor resolveu apostar em Dean, que havia rodado dois filmes para o mesmo
estúdio (Vidas Amargas, 1953, direção
de Elia Kazan, e Juventude Transviada,
1955, direção de Nicholas Ray), ambos então inéditos e não lançados ainda pelos
produtores. Ninguém poderia então prever que James Dean se tornaria um astro. E
o risco era maior porque o ator seria envelhecido com maquiagem, o que podia
não dar certo. Stevens arriscou e deu certo. Mas a morte de Dean além de
alavancar o estrondoso sucesso de ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, fez do finado
astro um eterno ídolo do cinema.
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Rock Hudson é Bick Benedict, apaixonado por Leslie, vivida por Elizabeth Taylor |
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Elizabeth Taylor, Rock Hudson, e James Dean: ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (1956). |
GIANT conta a epopeia do Texas, recapitulando com extraordinário esplendor visual, fulgurante romantismo, e poderoso libelo anti-racista, 25 anos na vida de Jordan “Bick” Benedict Jr. (Rock Hudson), poderoso barão de Gado, e de sua dedicada esposa, Leslie (Elizabeth Taylor), que são protagonistas de uma série de abruptas mudanças ao longo desses anos. A trama vai do latifúndio da criação de gado ao surto industrial motivado pelo surgimento do petróleo como riqueza nova e decisiva. Além disso, traça paralelamente um tipo novo de texano para a década de 1950, época que foi filmado Giant, que é consequência ou continuação do fenômeno de progresso encarnado na figura de Jett Rink, personagem de James Dean.
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James Dean é Jett Rink, empregado de Bick Benedict, que se apaixona pela esposa do patrão... |
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... mas Bick e Jett tem contas para acertar... |
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...até Jett se tornar um magnata no ramo petrolífero. |
Rink
é um personagem curioso, merecendo até mesmo uma análise acurada do espectador.
Ex-empregado do Rancho Reata, de propriedade de Bick e de sua irmã Luz
(Mercedes McCambridge, 1916-2004), esta era a única que parecia ter afeição por
ele. No entanto, ela vem a falecer, mas lhe deixa de herança uma soma em
dinheiro, que permite a Rink buscar seu sonho de explorar petróleo.
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Jett recebe da finada irmã de Bick uma soma de dinheiro como herança... |
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... e assim poder explorar petróleo, tornar-se rico, e conquistar o amor de Leslie. Mas isso é impossível. |
Bick Benedict é um prepotente pecuarista no início de ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE,e não gosta de Rink. Ele acaba indo a Maryland comprar um cavalo premiado e se apaixona por Leslie, filha do proprietário da fazenda (Paul Fix, 1901-1983), uma jovem de índole humana. Eles se casam imediatamente e ele retorna com a mulher para o Rancho Reata, onde Leslie vê apenas uma mansão no deserto no meio de 600 mil acres.
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James Dean, em seu último filme, como Jett Rink. |
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Elizabeth Taylor, sensual para uma foto num intervalo. |
Contudo, Jett apaixona-se pela esposa de seu patrão, mas ela
o trata com educação e respeito. Rink tem frustrações que não consegue superar
mesmo depois de sua ascensão social, pois de um simples peão para Benedict
passa a ser um magnata do Petróleo a ponto de desafia-lo, e cuja esposa sempre
amou em silêncio. As circunstancias de ordem sentimental que servem a intriga
amorosa é a continuação do progresso texano representado pelo próprio Rink, que
discute o amor impossível do ex-empregado pela esposa do ex-patrão.
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O acerto final de contas ente Bick (Rock Hudson) e Jett (James Dean). |
Procurando ainda fazer um retrato ambicioso da história do
Texas, ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE aborda de passagem o problema do preconceito
racial e da xenofobia. Através da devotada esposa Leslie, o outrora arrogante Bick
aos poucos se humaniza, ao contrário de Jett Rink, que mesmo mudado em seu
status na sociedade como um poderoso empresário no ramo petrolífero, entra em
um processo autodestrutivo por não se sentir valorizado por Leslie.
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Bick (Rock Hudson) testemunha uma atitude de intolerância racial contra uma família de mexicanos em uma lanchonete... |
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... de propriedade de um grandalhão estúpido chamado Sarge (Mickey Simpson), e Bick lhe desfere o primeiro soco... |
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... mas perde a luta para Sarge, mais forte e jovem do que o velho barão do gado. |
Nos
momentos finais, Bick já assume posições humanitárias iguais a da esposa, e
viajando de carro, para em uma lanchonete de beira de estrada, junto com a
esposa, a filha (Carroll Baker), a nora mexicana (Elsa Cardenas), e seu neto
mestiço que o acompanhavam - e logo são abordados pelo dono do estabelecimento,
Sarge, um grandalhão interpretado por Mickey Simpson (1913-1985), que questiona
Bick ao ver a criança, mas logo os ignora. Em seguida, o dono da lanchonete
parte em direção de um casal de idosos mexicanos, e os tenta expulsar do
estabelecimento na presença de Bick e de sua família, entretanto, o velho
pecuarista não gosta e parte para cima de Sarge. A luta livre entre Bick e Sarge, mais forte e jovem, é uma das
sequencias inesquecíveis e mais marcantes de GIANT, e tudo ao som da canção folclórica The Rose of Texas tocada em um Junkbox
da lanchonete. Mesmo perdendo a luta para o grandalhão, Bick não perdeu a
dignidade aos olhos de sua amada Leslie, que sentiu orgulho do marido.

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Os testes de vestuário de Rock Hudson e James Dean. |
ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE termina num generoso apelo de
união e fraternidade entre os povos, cuja concretização poderia ser um futuro
digno para nossos filhos e netos, seja no Texas ou em qualquer parte do mundo. Este
apelo é representado por duas crianças – uma branca e outra mestiça – ambas as
netas de Bick e Leslie. Por esse motivo, pela pureza de suas intenções, pelo
seu ideal de aproximação e compreensão racial, que GIANT merece respeito e
atenção.
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George Stevens, Rock Hudson, e Elizabeth Taylor, durante uma folga das filmagens. |
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Stevens, Rock e Liz, em um jantar de promoção para ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (1956)
Infelizmente, a direção notável de George Stevens não conseguiu superar as dificuldades oriundas de um maciço roteiro, que preenche situações dispensáveis. Há quem pudesse dizer que a obsessão do “colosso” contagiasse o diretor, que apesar de suas perfeccionistas investidas em GIANT, imprimiu sua obra um ritmo minucioso e lento. Sem dúvida há momentos (e não são poucos) que nos vemos perante do estilista caprichoso e tomado de precauções, com intuito de tudo sair com perfeição. Entretanto, estes momentos se perdem dentro de um conjunto final, onde os instantes menos inspirados predominam.
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Sal Mineo aparece brevemente como um jovem herói de guerra morto, o mexicano Angel Obregon II. |
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Dennis Hopper e Earl Holliman, e no meio Rock Hudson. |
Sobre o “Cast”, as interpretações são marcantes. Elizabeth
Taylor esta bem como Leslie, a esposa devotada a Bick Benedict, assim como o
intérprete deste, Rock Hudson (em papel antes cogitado para William Holden, mas
a Warner não aceitou pagar a quantia pedida pelo ator), que de um prepotente
barão de gado passa a ser humanizado sem perder seu jeito rude de texano. GIANT
é ainda valorizado pelas presenças de Mercedes McCambridge como a irmã de Bick,
Chill Wills (1902–1978), Jane Withers, Paul Fix, e ainda o núcleo jovem
composto por Sal Mineo (1939-1976), Carroll Baker, Dennis Hopper (1936–2010),
Earl Holliman, e Rod Taylor (1930-2015).
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James Dean e Rock Hudson, comemorando no set o niver de Elizabeth Taylor. |
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Elizabeth Taylor e James Dean. |
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Elizabeth e Rock Hudson. |
O
papel de Jett Rink foi antes oferecido para Alan Ladd, amigo de Stevens desde Os Brutos Também Amam, mas o ator
recusou. James Dean havia feito dois filmes na Warner ainda para ser lançado e
o convite feito pelo cineasta para a parte de Rink veio a calhar. Mas, apesar da
notoriedade de Dean em GIANT e da fama que o projetou após sua morte, seu papel
é secundário. O filme é focado nos personagens de Elizabeth Taylor e Rock
Hudson. Durante as filmagens, Elizabeth ficou muito amiga de Rock, tanto que
dessa amizade resultaria, décadas depois, no engajamento da atriz em campanhas
contra a AIDS, doença que mataria Hudson em 1985.
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George Stevens e seu Oscar por melhor direção em ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (1956). |
ASSIM
CAMINHA A HUMANIDADE foi indicado aos Oscars de melhor filme, ator (Hudson, sua
única indicação, e Dean, postumamente), atriz coadjuvante (Mercedes
McCambridge), direção de arte, figurino, montagem (William Hornbeck,
1901-1983), trilha musical (Dimitri Tiomkin, 1894-1979) e roteiro (Fred Guiol,
1898–1964, e Ivan Moffat, 1918-2002), mas ganhou apenas o de direção, para
George Stevens.
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Divulgação do filme nas salas cariocas pelos jornais, em março de 1959. |
ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE é uma fita longa fazendo jus ao seu título original em suas quase quatro horas de projeção. Dependendo da disposição do espectador, pode ser cansativa, mas ao mesmo tempo, reflexiva, onde merece respeito pela generosidade na mensagem final, e também por alguns instantes de construção cinematográfica, que a situa entre as mais respeitadas obras primas de um cineasta perfeccionista e um dos mais notáveis de todos os tempos: o inesgotável George Stevens.
FICHA TÉCNICA
ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE
(GIANT)
PAÍS
– Estados Unidos
ANO
DE PRODUÇÃO – 1956
GÊNERO
– Drama
DIREÇÃO
– George Stevens
PRODUÇÃO
– George Stevens e Henry Ginsberg, para a Warner Brothers.
ROTEIRO
- Ivan Moffat e Fred Guiol, com base no romance Giant, de Edna Ferber.
FOTOGRAFIA
- William C. Mellor, em cores.
MÚSICA
– Dimitri Tiomkin
METRAGEM
– 201 minutos.
elenco
ELIZABETH TAYLOR – Leslie Benedict Lynnton
ROCK HUDSON – Jordan “Bick” Benedict
JAMES DEAN - Jett Rink
CARROLL BAKER – Luz Benedict II
JANE WITHERS - Vashti Snythe
CHILL WILLS – Uncle Bawley
MERCEDES McCAMBRIDGE – Luz Benedict
DENNIS HOPPER – Jordan Benedict III
SAL MINEO – Angel Obregon II
ROD TAYLOR – Sir David Karfrey
JUDITH EVELYN – Nancy Lynnton
EARL HOLLIMAN – Bob Dace
PAUL FIX – Dr. Horace Lynnton
ALEXANDER SCOURBY – Old Polo
FRAN BENNETT – Judy Benedict
ELSA CARDENAS – Juana Guerra Benedict
CAROLYN CRAIG – Lacey Lynnton
MONTE HALE – Bale Clinch
SHEB WOOLEY – Gabe Target
MICKEY
SIMPSON – Sarge
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Assisti aos 9 anos de idade no Cine Coliseu, em Madureira. Deixaram entrar pq eu estava acompanhado de um adulto--o filme era proibido para menores de 10 anos. Depois disso, vi umas duas reprises e o filme entrou para sempre em uma lista especial de melhores filmes. Continuo apreciando esse filme, agora em bluray, e admirando, sempre, seu elenco principal, com um trio dos mais bonitos de todo o cinema!
ResponderExcluirUm filme longo e "gigante", mas certamente uma obra prima, assinado por um competente cineasta, George Stevens. Obrigado pelo comentário.
ExcluirExcelente matéria!
ResponderExcluirObrigado José Gomes! Excelente semana!!!
ExcluirOlá, Paulo. "Assim Caminha a Humanidade" é um clássico que me impressionou mais que "Um Lugar ao Sol", do mesmo diretor, mas ambos ótimos.Na juventude, sempre fui um fã de Rock Hudson, aquele tipo de ator que 'toma o espaço' , da mesma forma que John Wayne. Sempre fui fã dele mais pelos filmes que fez com o mestre Douglas Sirk. Na época em que vi o "Assim Caminha..." eu achei estranha a atuação de James Dean e 'fora do normal' das atuações de Rock e Liz. Mas fazia parte da sua característica a la Brando.
ResponderExcluirParabéns, Paulo, pelo post. Quem sabe ainda poderei ver um videoblog de cinema seu.
Olá Valdemir!
ExcluirSó vim a conhecer GIANT em 1991 ou 92, quando aluguei um VHS naquelas queridas e saudosas locadoras de vídeo (no caso aqui foi na Video & Cia, que terminou suas atividades mesmo antes de 2000). Eram duas fitas com o selo da Brenno Rossi e WB e assisti num sábado a noite, e confesso que esperava que James Dean fosse o mocinho da fita, a Liz a mocinha, e o Rock o vilão, mas estava enganado. Revendo desde então, talvez a única parte heroica do filme seja a própria Leslie, personagem de Liz, que com sua humanidade e sensatez conseguiu moldar o marido Bick. Quanto a Jett/James Dean, nunca deixou de ser um pobre coitado, por mais que pudesse mudar seus status. Isso prova que não adianta mudar por fora se não puder mudar por dentro. Toda trilogia de George Stevens sobre os contrastes sociais dos americanos é válida e faz jus a sua arte, cada um com seus méritos e particularidades.
Quanto ao videoblog, não me esqueci da ideia não, mas me falta é tempo amigo, e o lançamento de meus dois primeiros livros, ainda em aguardo em suas respectivas editoras. Grande abraço!
Assisti em fita e dvd esse clássico maravilhoso e inesquecível. Sempre que lembro voto pra tocar o tema desse filme. James Dean em seu último filme é único em que interpretou um papel adulto. Infelizmente faleceu aos 24 num acidente de carro e teria muitos papéis interessantes. Aliás Dean planejava dirigir filmes além de ser fotógrafo e escultor.Tinha muitos talentos.
ResponderExcluirÉ verdade John. Jimmy era um jovem de múltiplos talentos, e certamente sua carreira seria mais alavancada do que a de Marlon Brando. Mas infelizmente o destino não permitiu. Grato pelo comentário!
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