sábado, 27 de dezembro de 2014

O Editor do Blog “Filmes Antigos Club” encontra o editor do Blog “Eugenio em Filmes”. O Início da série “Encontros” no espaço. Considerações Finais para o fim do ano de 2014.


A partir deste artigo, inicio a série Encontros, que destina registrar um encontro, um evento, com o editor do blog Filmes Antigos Club, eu, Paulo Telles, com uma persona ligada a Sétima Arte, seja ele um profissional, um cineasta de curtas, um blogueiro, ou simplesmente qualquer pessoa envolvida com a chamada Sétima Arte que merece destaque neste espaço, ou mesmo um amigo ligado ao editor.

O CINECLUBE pela ECR WEB e o meu convidado ilustre: Prof. José Eugênio Guimarães, editor do blog EUGÊNIO EM FILMES
No último dia 17 de dezembro, o editor do Filmes Antigos Club, em seu programa CINECLUBE, transmitida pela Escola de Rádio Web, através da Internet as dez da manhã, programa este destinado aos amantes do cinema e voltada para as mais inesquecíveis trilhas sonoras do cinema, recebeu um convidado ilustre em seu programa: O professor universitário, agrônomo, e sociólogo José Eugênio Guimarães, que é o editor do blog de cinema Eugênio em Filmes, que pode ser acessado em: http://cineugenio.blogspot.com.br/.

BLOG "EUGÊNIO EM FILMES"- Acesse: http://cineugenio.blogspot.com.br/
O professor Eugênio e o radialista Paulo Telles estavam há muito tempo com vontade de se conhecerem pessoalmente, visto que se conheceram pelo facebook em tantas comunidades e grupos ligados ao cinema que perceberam uma afinidade mútua por conta de tantos gostos relacionados à Sétima Arte. Além disso, ambos passaram a divulgar espaços um do outro em diversas destas comunidades, tarefa prazerosa esta que voltaremos a partir do próximo ano, visto que o blog Eugênio em Filmes é um espaço fantástico, primoroso, didático, e eclético.  Este encontro foi finalmente possível durante uma das edições de CINECLUBE, apresentado por mim, Paulo Telles.

O Editor deste espaço com o Professor Eugênio, nos estúdios da Escola de Rádio, no Catete.
Além de conversarmos ao longo de 90 minutos de programa a respeito de seu trabalho relacionado a sua devoção pela Sétima Arte, o Prof.Eugênio ainda falou sobre os motivos que o levaram a erguer tamanho monumento a cultura e a informação, com base em análises pessoais em escritos que vinha separando ao longo de 40 anos e que, por fim, resolveu dividir com leitores e amantes de todo o cinema. Ele aprendeu a amar o cinema graças aos seus pais, que o levaram para assistir na tela grande o clássico Marcelino Pão e Vinho (1955), filme espanhol dirigido por Ladislao Vajda e estrelado pelo menino Pablito Calvo. Eugênio tinha apenas dois anos de idade. 

John Ford
Com isso, o Professor Eugênio contou para o ouvinte do CINECLUBE como originou sua trajetória ao amor pelo cinema, onde ele traçou num bate papo descontraído com o apresentador suas referências cinematográficas principais, onde foi mencionado um dos maiores cineastas de todos os tempos: o Mestre John Ford (1895-1973), diretor favorito do convidado, que ainda realçou Orson Welles, Luchino Visconti, e o nosso Glauber Rocha. Como o programa de rádio web Cineclube é principalmente voltado para trilhas de cinema, foi perguntado ao ilustre convidado qual era seu compositor de cinema favorito, onde citados foram Max Steiner, Alfred Newman, Miklos Rozsa, e Bernard Herrmann, este último, músico favorito do Mestre do Suspense Alfred Hitchcook (1899-1980).

Satyajit Ray
O professor Eugênio, demonstrando muita simpatia durante toda a entrevista, falou também de seu passado de cineclubista. Foram também abordadas muitas de suas publicações no espaço EUGENIO EM FILMES, como o filme A Esposa Solitária, do cineasta indiano (já falecido)  Satyajit Ray, e suas impressões sobre o filme Casa de Bambu, de Samuel Fuller, produzido em 1955 e estrelado por Robert Ryan (1909-1973), que na percepção do convidado de Cineclube, é um dos atores mais fenomenais de todos os tempos.

Morador de Niterói/Rj, o Professor José Eugênio Guimarães atravessou a baía de Guanabara aceitando o convite deste apresentador e editor do blog Filmes Antigos Club, para o programa Cineclube, nos estúdios da ESCOLA DE RÁDIO WEB, que fica na Rua Pedro Américo, 147, Loja A – Catete, Rio de Janeiro, e dirigido pelo radialista Ruy Jobim. Alegremente, amigos em comum deixaram suas mensagens pelo facebook com relação à entrevista do professor e amigo, que muito nos satisfez e que, em primeira mão, serão mencionados neste tópico, como a Sandra Brito Paiva, Miquito Mendes Ziembinsk, Samir de Araujo, Edivaldo Martins (CAW), Ary Ximendes, entre tantos, que nos deram o prazer de sua audiência.


Eu e o professor, no almoço no Amarelinho, Cinelândia
Este primeiro encontro (em breve com certeza teremos outros), após o final do programa, terminou com um almoço no tradicional bar e restaurante Amarelinho, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Falei Cinelândia? Pois é! No caminho eu e o ilustre professor falávamos sobre isto, afinal, só restou o nome, visto que o último cinema que fechou foi o ODEON, lugar onde vi meu primeiro espetáculo cinematográfico, King Kong, de 1977, versão com Jessica Lange, e entre outros, Os Imperdoáveis, de 1992, com Clint Eastwood, e  A Paixão de Cristo, em 2004, de Mel Gibson.

O "Tchau" em frente as Barcas para Niterói, a "Terra" do Professor e do Araribóia
Despedimos-nos a caminho das barcas, afinal o professor mora na Terra do Araribóia.
Professor Eugênio! Muito obrigado por permitir este encontro, pois além da amizade realça a interligação de nossos espaços que nos faz interagir com todos os amantes do cinema, e em especial, seus grandes clássicos.  Obrigado mais uma vez, meu amigo José Eugênio Guimarães! Sucesso para você em 2015 e para seu requintado blog, que por mim, já é considerada uma das dez melhores páginas pela internet sobre cinema no Brasil!

Paulo Telles


EM TEMPO

A PRIMEIRA MATÉRIA para 2015 será sobre a vida e a obra do sensacional RICHARD WIDMARK (1914-2008), que completaria neste fim de ano de 2014 seu centenário. Tudo sobre sua carreira, filmes, e filmografia principal serão destacados em um artigo especial sobre este ator.

O Próximo ano estará cheio de novidades no blog Filmes Antigos Club. Também será reeditada algumas matérias antigas, visto algumas curiosidades novas a respeito de cada uma delas.  Além disso, o editor tem propostas de interagir com os comentaristas. No próximo ano, em junho, o Filmes Antigos Club completará cinco anos on line

Homenagens serão feitas a ANTHONY QUINN, FRANK SINATRA, RITA HAYWORTH, que estariam fazendo seu centenário. MAUREEN O' HARA será também homenageada EM FEVEREIRO. LEE VAN CLEEF , que completaria 90 anos no próximo ano, será abordado pela colaboradora Sandra Brito Paiva. Enfim, muitas novidades esperam pelos leitores no ano vindouro.


Mensagem de fim de ano
Todo o dia é ano novo.
Todo dia é ano novo
Entre a lua e as estrelas
num sorriso de criança
no canto dos passarinhos
num olhar, numa esperança...
Todo dia é ano novo
na harmonia das cores
na natureza esquecida
na fresca aragem da brisa
na própria essência da vida.
Todo dia é ano novo
no regato cristalino
pequeno servo do mar
nas ondas lavando as praias
na clara luz do luar...
Todo dia é ano novo
na escuridão do infinito
todo ponteado de estrelas
na amplidão do universo
no simples prazer de vê-las
nos segredos desta vida
no germinar da semente.
Todo dia é ano novo
nos movimentos da Terra
que gira incessantemente.
Todo dia é ano novo
no orvalho sobre a relva
na passarela que encanta
no cheiro que vem da terra
e no sol que se levanta.
Todo dia é ano novo
nas flores que desabrocham
perfumando a atmosfera
nas folhas novas que brotam
anunciando a primavera.
Você é capaz, é paz
É esperança
Todo dia é ano novo
no colorido mais bel
odos olhos dos filhos seus...
Você é paz, é amora alegria de Deus.
Não há vida sem volta
e não há volta sem vida
no ciclo da natureza
neste ir e vir constante
No broto que se renova
na vida que segue adiante
em quem semeia bondade
em quem ajuda o irmão
colhendo felicidade
cumprindo a sua missão.
Todo dia é ano novo...portanto...feliz ano novo todo dia!

Autor Desconhecido


De repente num momento fugaz,
os fogos de artifício anunciam
que o ano novo está presente
e o ano velho ficou para trás.

De repente, num instante fugaz,
as taças se cruzam
e o champagne borbulhante anuncia que o ano velho se foi e o ano novo chegou.

De repente, os olhos se cruzam,
as mãos se entrelaçam
e os seres humanos,
num abraço caloroso,
num só pensamento,
exprimem um só desejo
e uma só aspiração:
PAZ e AMOR.

De repente , não importa a nação;
não importa a língua,
não importa a cor,
não importa a origem,
porque sendo humanos e descendentes de um só Pai,
lembramo-nos apenas de um só verbo: AMOR.

De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio,
cantamos uma só canção,
um só hino:
o da LIBERDADE.

De repente, esquecemos e lembramos do futuro venturoso,

e de como é bom VIVER.

Autor Desconhecido


Desejo para todos os amigos, leitores, comentaristas, e seguidores, que o ano de 2015 seja repleto de realizações para todos, com muita saúde, paz e prosperidade. Abraços e até o ano que vem!


Votos de PAULO TELLES- EDITOR

Outras Matérias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...