terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Editor do Filmes Antigos Club Artigos Recebe Mensagem do Escritor Saulo Adami por E-Mail. Uma Homenagem à CINEMIN


ARTIGO DE NOTA

Aos amigos e leitores do presente Blog.
É com surpresa, orgulho, e emoção, que domingo último, à noite, recebi uma mensagem via correio eletrônico do jornalista e escritor LUIZ SAULO ADAMI, que colaborou para a saudosa revista CINEMIN, nas décadas de 1980/90.
Para a surpresa deste saudosista editor que vos fala, que nunca escondeu sua admiração pela publicação,que tão bem fez parte da vida de muitos cinéfilos ou amantes da arte cinematográfica, recebi um e-mail de agradecimento pelas referências que costumo dar não somente a revista que deixa hoje imensa saudades em todos os fãs leitores da Sétima Arte, como também aos trabalhos de seus colaboradores (muitos já falecidos), que foram o baluarte de tão grande empresa, com suas matérias magníficas e de tão grande primor.
E o Sr. Luiz Saulo Adami é um destes colaboradores, que deu a Revista Cinemin grande sensação de nostalgia em suas matérias. Abaixo, um Fac-Simile da sua mensagem a mim, na noite de 5 de fevereiro último:

Boa noite, Paulo Telles!
Que satisfação, ao fazer uma "ronda" rotineira por referências ao meu trabalho na internet, encontrar tuas palavras falando da nossa saudosa revista CINEMIN! Realmente, a revista deixou saudades, e sempre me emociono ao tomar conhecimento de alguém que se lembre dela e do nosso trabalho em suas páginas!
Deus te abençoe! Grande abraço, e uma vez mais minha gratidão!
Saulo Adami
Escritor


Enviei-lhe uma resposta, a que passo aqui para conhecimento dos amigos e leitores:

Saudações, Mestre Luis Saulo Adami
Primeiramente, sinto-me honrado com tão ilustre mensagem, vindo de um grande arquiteto das letras, e um profundo conhecedor da Sétima Arte, que tive não somente o privilégio de ler matérias ricamente conceptivas, como também, ao lê-las, me fez viajar prazerosamente ao mundo do conhecimento cinematográfico.
Posso dizer seguramente que fui “alfabetizado” ao ler os artigos compostos por MESTRES como o professor A.C Gomes de Mattos, João Lepiane, Gil Araujo, Salvyano Cavalcanti de Paiva, e claro, vossa senhoria (e entre outros que eu pudesse ter esquecido, me perdoe), que nos brindou com artigos primorosos cheios de encanto e informação, como os que li em dois números sobre O PLANETA DOS MACACOS, de sua autoria. Trabalhos como os vossos tem que ser levados a culto, à memória dos leitores fãs de cinema não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
Guardo não somente com muito carinho grande parte destes números, como também são minhas fontes de pesquisa (a “Bíblia” do pesquisador de cinema), e faço questão de divulgar, com intuito de preservar a memória desta saudosa revista, bem como os escritores que contribuíram com suas maravilhosas e prestigiadas matérias ao longo de todos os anos em que circulou.
Eu que agradeço por este contato (que espero que não seja o único entre nós), o qual eu guardarei em meus arquivos com muito carinho, pois sabedor de seu primoroso trabalho e leitor antigo de CINEMIN, tenho o senhor, juntamente com o Prof. AC e os demais, como um verdadeiro mestre na arte de informar e escrever sobre cinema.
Desejando ao senhor uma semana de paz, sob as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo, e a gratidão é toda minha.
EM TEMPO: A proposta deste blog foi não somente contar curiosidades sobre filmes antigos, mas também referenciar aqueles que ao longo dos anos nos legou conhecimentos e profundas informações sobre a Sétima Arte, e a revista CINEMIN foi, sem dúvida, através de seus escritores, o patamar de toda a informação em nosso país. Assim enquanto houver quem se lembre do trabalho destes sublimes profissionais, jamais será esquecido ou ignorado por todo grande leitor fã da enorme tela.
Eu que agradeço, Sr. Saulo Adami, por este contato, que será lembrado através dos anos com enorme respeito e carinho.
Deus que te abençoe triplamente!
Paulo Telles- Editor